"O objetivo da arte não é representar a aparência externa das coisas, mas o seu significado interior, e este, e não a forma externa ou seus detalhes, é a verdadeira realidade." - ARISTÓTELES
FORMAÇÃO
Joel Lobo trabalha com Artes Gráficas desde 1992, ano em que terminou o colegial técnico em Desenho de Comunicação na escola “Carlos de Campos”. Especializou-se em cursos do SENAI “Theobaldo de Nigris” e da “Quanta Academia de Artes”. Cursou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, de 1996 a 2000.
ILUSTRAÇÃO
Como ilustrador tem obras publicadas em livros e revistas de grandes editoras nacionais como Abril, Globo, Moderna e Saraiva. Foi premiado no 13º MALOFIEJInternational Infographics Awards” e tem a honra de integrar a coleção Sketchbook Experience, notória série de livros da editora Reference Press que apresenta alguns dos maiores nomes da ilustração atual.
QUADRINHOS
Sua primeira HQ autoral, o álbum Kris Klaus - Papai Noel Casca-Grossa, em parceria com o roteirista Maurício Muniz, foi lançada na Comic Con Experience 2015 como um dos 10 destaques do site Terra Zero, especializado em cultura POP, e do Blog 20 e Poucos Anos da revista VEJA São Paulo. Mas a maior honra que esta HQ recebeu foi ser incluída na megaexposição Quadrinhos, do MIS, Museu da Imagem e do Som, em 2018.
É o editor da revista SELVA - A Gazeta Gráfica, lançada em 2016. Uma publicação mix em formato tablóide, com várias histórias de autores diversos, que reúne mestres das HQs ao lado de novos talentos do mercado. Os números lançados foram indicados ao HQ MIX - o maior prêmio nacional das HQs, e receberam diversas resenhas positivas na mídia especializada.
YOUTUBE
Joel gerencia o canal IMAGO especializado em artes com mini documentários sobre artistas e até um programa de restauro e conservação de arte. No programa Arte Bruta, Joel mostra a rotina de seu estúdio, desenvolve ilustrações e ensina técnicas.
SKETCHJAMS
Joel organiza ao lado de seu amigo Fabio Corazza os eventos sketchJAMS, encontros semanais de desenho durante shows ao vivo. Já são mais de 200 shows desenhados, e as redes socias do evento cotam com centenas de membros desenhistas.
Back to Top